quarta-feira, julho 01, 2015

Sete prefeituras da Paraíba estão sob nova administração.

Mortes, renúncias e cassações de mandato provocaram mudanças efetivas no comando de sete prefeituras da Paraíba nos últimos dois anos. A última alteração no Poder Executivo ocorreu em São João do Cariri (FOTO), onde o prefeito Marcone Medeiros (PR) foi sepultado ontem. O vice, Cosme Gonçalves de Farias (DEM), assumiu o comando da prefeitura. 

Cosme estava rompido politicamente com Marcone. Em dezembro de 2014, Medeiros foi cassado por improbidade administrativa e o vice chegou a assumir por 13 dias o comando da prefeitura e demitiu todos os auxiliares do prefeito. Medeiros conseguiu uma liminar junto ao Tribunal de Justiça e reassumiu o Poder Executivo, quando re- admitiu os secretários, selando a cisão política com Cosme. 

Em São Domingos do Cariri, a troca de comando na prefeitura aconteceu no dia 26 de maio, com a morte do prefeito José Ferreira da Silva (PSDB), vítima de um infarto. Com isso, a vice, Inara Ferreira da Silva (PSDB), assumiu a chefia do Poder Executivo. Ela é sobrinha de Zé Ferreira, que estava no segundo mandato e não poderia disputar a reeleição. Inara está sendo preparada para concorrer à prefeitura em 2016. 

 No dia 18 de maio do corrente ano, a prefeita de Juazeirinho, no Seridó Oriental, Carleusa Marques (PTB), decidiu renunciar ao cargo em caráter irrevogável. Com o afastamento definitivo, o vice, Jonilton Fernandes (PSB), foi efetivado no cargo de prefeito. Os dois estavam rompidos politicamente. Além da desilusão com a política, Carleusa alegou problemas de ordem pessoal. Como médica, ela acompanha de perto o tratamento de saúde da mãe e de um filho, além de prestar serviços em três clínicas de Campina Grande. Ela é filha do ex-deputado Carlos Dunga. 

Outro prefeito paraibano que renunciou ao cargo foi José Maria de Lucena Filho, mais conhecido como Luceninha (PMDB), em Cabedelo, no Litoral. O comunicado foi feito à Câmara Municipal em 20 de novembro de 2013. Ele alegou problemas de ordem pessoal. Na ocasião, assumiu o comando do município o então vice Wellington Viana França, conhecido como Leto (PMDB). 

Ficha Limpa 

No município de Boa Ventura, no Sertão, também houve mudança definitiva. Em outubro de 2013, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandatos do então prefeito Miguel Estanislau Filho (PMDB) e do vice Antônio Renê Acácio Ramalho (PP) com base na Lei Ficha Limpa. De imediato, assumiram a segunda colocada no pleito Leonice Lopes Vital (PSDC) e Antonio Henriques (PSB) que vão continuar nos cargos até hoje. 

Em junho de 2013, o prefeito de Soledade, no Agreste, José Bento Leite (PT), e a vice Fabiana Gouveia (PMDB) foram afastados dos cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral, que convocou novas eleições para setembro daquele ano. Com o novo pleito, foi eleito prefeito Flávio Aureliano (PTN), tendo como vice Beto de Manoca (PSB). No dia 30 de outubro de 2014, José Bento retornou ao comando da prefeitura por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

 Em abril de 2014, os vereadores de Santa Rita, no Litoral paraibano, votaram a favor da cassação do prefeito Reginaldo Pereira (PRP). Ele foi acusado de suspeita de nepotismo, descumprimento de planos de cargos, carreiras e remuneração, improbidade administrativa por irregularidades em uma licitação e por se ausentar da cidade sem informar ao vice-prefeito e à Câmara Municipal. Com o afastamento, assumiu o vice, Netinho de Várzea Nova (PR). Todavia, em dezembro de 2014, os vereadores anularam a cassação de Reginaldo. Ele reassumiu a prefeitura e permanece no cargo. JP