segunda-feira, dezembro 05, 2016

SALGADO comemora 55 anos de emancipação política nesta segunda-feira.

MENSAGEM DO PREFEITO ADAURIO ALMEIDA: O Município de Salgado de São Félix, completa 55 anos de Emancipação Política nesta segunda-feira (05). O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história; aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura. Por isso com orgulho devemos comemorar o aniversário do nosso município com muita paz no coração. É o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras. Parabéns a todos! 

MENSAGEM DO PREFEITO ELEITO ADJAILSON ANDRADE: Salgado de São Félix, cidade de povo disciplinado e trabalhador que tem luta com expectativa de atingir grandes vitórias. Compete a nós, continuar lutando para alcançar a transformação do nosso Município e os objetivos do nosso povo, assegurando a toda a comunidade, os direitos de desfrutar: saúde, habitação, trabalho, lazer, cultura, esporte, emprego e uma melhor qualidade de vida. Rumo a um Salgado de São Félix, cada vez melhor. PARABÉNS SALGADENSES! Assessoria de Comunicação.
-

-
Localizado no Agreste paraibano, mais precisamente na Região Metropolitana de Itabaiana, a 81 km da Capital, Salgado de São Félix, celebra nesta segunda-feira (05), seus 55 anos de emancipação política. A sua independência no aspecto administrativo, ocorreu em 1961, quando se desmembrou da vizinha cidade de Itabaiana, pela Lei Estadual de N° 2.610, após ser chamada por vários outros nomes, como Aburá e apenas Salgado. 

Conta com uma população estimada de 11.966 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012, distribuídos em uma área de 201,8 km². Limita-se ao Norte com Mogeiro, ao Sul com Timbaúba (PE) e Macaparana (PE), à Leste com Itabaiana e ao Oeste com Natuba. 

A economia do município depende em grande parte do setor agrícola, as principais culturas praticadas são as do milho e do feijão para subsistência, além destas, cultiva-se em pequenas propriedades particulares irrigadas plantas para a alimentação do rebanho bovino. No passado, até meados da década de 80 o município produzia enormes quantidades de algodão e tomate, mas com as constantes secas e a falta de incentivo governamental, essas duas culturas praticamente deixaram de existir no município. 

No aspecto econômico, a localidade ainda se destaca com a Pecuária, com grande parte do rebanho bovino destinado ao abate e ao fornecimento de leite. A atividade extrativista no município embora seja recente, também tem conseguido uma boa produção principalmente na extração de mel. Outra atividade que tem ganhado destaque no município é a produção de camarão. Atualmente a maioria do produto é exportada para outros estados e outros países. 

O turismo do município é o chamado turismo de eventos e baseia-se quase que exclusivamente em torno de duas grandes festas, a Festa do padroeiro São Félix de Cantalice e a Festa de Santos Reis. Além disso, existem importantes prédios da história de Salgado que foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), mas que não são utilizados como objetos de prática turística, a exemplo do Sobrado da Família Maroja localizado as margens da PB 082; a antiga residência de Oscar Maroja; a Igreja de Nossa Senhora do Terço, com mais de 100 anos de construída e que guarda traços de uma arquitetura em estilo neoclássico.