sexta-feira, maio 26, 2017

em Cuité: acidentados são socorridos em carroceria de caminhonete.

A falta de uma ambulância para socorrer três pessoas feridas, entre elas uma criança, vítimas de acidente, nesta sexta-feira (26), causou revolta aos familiares e à população da cidade de Cuité, Curimataú paraibano, a 235 km de João Pessoa. O Samu da cidade ainda chegou a ser acionado, mas informou que a única ambulância para prestar socorro às vítimas está desativada desde janeiro. As vítimas foram socorridas na carroceria de uma caminhoneta. O fato foi registrado com fotos e por diversas testemunhas, que foram às redes sociais protestar contra o descalabro da Prefeitura na prestação de serviço de saúde. “Vergonha”, postou um dos internautas ao duvidar da competência do prefeito que, em campanha, prometia Cuité em um novo tempo. Não foi possível saber para onde os feridos foram socorridos. Os nomes dos acidentados também não foram divulgados.


------------------------------------------------------
PB tem 30 mortes suspeitas por doença ligada a gripe; vacinação é prorrogada... A Secretaria de Estado da Saúde por determinação do Ministério da Saúde, prorrogou até o dia 9 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que terminaria nesta sexta-feira (26). O motivo da prorrogação é atingir a meta de 90% do público-alvo, que corresponde a 832.094 pessoas. Até esta sexta (26), a cobertura está em 68,02% e 52 cidades da Paraíba atingiram meta, sendo Alcantil (123,84%), Itapororoca (109,23%) e São José dos Ramos (107,89%) os municípios com maior cobertura. Segundo o Estado, 30 pessoas morreram neste ano com doença que pode ter relação com a gripe. “Seguimos reforçando a importância da população que está nos grupos prioritários procurarem uma unidade de saúde para garantir a vacinação e, consequentemente, se proteger das complicações causadas pelo vírus influenza. A vacinação é a principal forma de prevenção”, alertou a chefe do Núcleo de Imunização da Ses, Isiane Queiroga. O Estado já recebeu e encaminhou aos 223 municípios 100% das doses a serem aplicadas (um total de 1 milhão e 177 mil doses) – quantidade suficiente para atender todo o público-alvo inserido na campanha. “A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é de que todos os esforços sejam feitos pelos municípios para que a meta seja alcançada o quanto antes e, dessa forma, sejam evitadas as complicações causadas pela doença”, informou Isiane.
------------------------------------------------------
Líder e auxiliares de Ricardo são denunciados pelo MPF por ‘farsa’... O procurador Regional Eleitoral, Marcos Alexandre Queiroga, denunciou o deputado Hervázio Bezerra (PSB), os jornalistas Célio Alves e Sales Dantas e os advogados Fábio Rocha e Celso Fernandes, no processo relativo a uma possível compra do apoio de prefeitos pelo então candidato ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima (PSDB) nas eleições de 2014. Na época, aliados do governador Ricardo Coutinho (PSB) teriam ligado para o prefeito de Caiçara, Cícero Francisco (PSB), se passando por um assessor de Cássio e oferecido dinheiro para que ele aderisse à candidatura do tucano. “Os denunciados tinham conhecimentos de que se tratava de um trote e de que não existia qualquer outra prova em relação aos fatos que ali divulgaram. Ainda assim, tomaram os eventos como se verdade fossem para efeito de divulgação ao público pouco se importante com a efetiva veracidade deles, nitidamente assumindo o risco de denegrir a imagem dos candidatos com a divulgação de condutas que seriam inexistentes. Tudo isso como o firme propósito de prejudicar a campanha dos adversários”, argumenta o procurador. A conversa foi gravada e divulgada durante uma coletiva de imprensa na sede da Associação Paraibana de Imprensa, em João Pessoa. De acordo com o processo, a ligação foi planejada por Hervázio e executada por Sales Dantas, com apoio de Célio Alves, então secretário-executivo de Comunicação do Estado, e dos advogados. Na decisão, o procurador argumenta que os acusados conheciam a inverdade do material e, como forma de ‘influenciar o eleitorado’, propagaram à imprensa. Segundo o procurador, os denunciados infringiram artigos do Código Eleitoral e do Código Penal. MaisPB
----------------------------------------------------

Casal de policiais militares preso na 'Gabarito' é solto pela Justiça na Paraíba... Policiais militares tinham sido presos em flagrante com droga durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em João Pessoa... O casal de policiais militares que foram presos durante a Operação Gabarito foram liberados na tarde quinta-feira (25) após terem a prisão preventiva revogada na Justiça. O advogado do casal da PM, Luiz Pereira, informou que a decisão judicial para que os clientes respondam ao processo em liberdade parte do princípio de que não há nenhuma prova que ligue o casal diretamente à quadrilha desarticulada na operação. Ainda segundo o advogado, a quantia de droga encontrada com o casal não é suficiente para a manutenção da prisão. Os dois policiais militares, Poliane de Alencar Holanda e Sérgio Firmino da Silva, estavam presos desde 12 de maio, de acordo com a Polícia Civil. A policial estava detida na 6ª companhia de Polícia Militar, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, e o policial estava recluso no 1º Batalhão. O delegado responsável pela operação, Lucas Sá, confirmou que com a soltura dos dois suspeitos, 27 pessoas seguem presas por conta das investigações. De acordo com o delegado, até agora, 30 pessoas foram indiciadas e 29 foram presas, suspeitas de envolvimento no esquema de fraudes em concursos e vestibulares. “A prisão dos dois policiais se deu em flagrante pela posse das drogas durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da casa deles. Eles seguem sob investigação e os concursos nos quais eles foram aprovados também”, comentou o delegado.
--------------------------------------------------------------
Camarão movimenta r$ 50 milhões com produção de 2,5 mil toneladas por ano na PB... Conhecida por sua produção têxtil e de abacaxi, a Paraíba também é um dos grandes pólos de criação de camarão em todo o Brasil. De acordo com a Associação dos Carcinicultores da Paraíba, a estimativa é que só neste ano sejam produzidas de 2 mil a 2.500 toneladas do produto, o que deve movimentar uma quantia de aproximadamente R$ 50 milhões. Tanta produção faz a economia girar e gera muitos empregos. Segundo estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), feito em 2003, a carcininocultura gerava na época 3,75 empregos diretos e indiretos por hectare, ficando na frente de outras atividades agrícolas, como por exemplo a fruticultura irrigada, que gerava em média 1,3 empregos por hectare. De acordo com a associação, em 2014, eram 18 municípios e 91 fazendas de camarão no estado, com expressiva maioria de micro e pequenos produtores. A área de viveiros em produção na Paraíba estava estimada, na época, em 500 hectares. No estado, os locais com mais destaques para a produção são Litoral Sul, Litoral Norte, Vale do Paraíba e agora no Brejo Paraibano, mais precisamente em Guarabira. Ainda segundo levantamento da associação, em sistemas de cultivos convencionais, o Vale do Paraíba, devido às condições físico-químicas da água, hoje o estado tem a maior média nacional em relação à produtividade com 16 toneladas por hectare ano, quando a média nacional em sistemas similares não passa de seis toneladas por hectare ano.