sexta-feira, maio 26, 2017

Informação: Prefeitura Municipal de ITABAIANA.

Parabéns, Rainha do Vale!

Conhecida como "Rainha do Vale do Paraíba", Itabaiana completa hoje 126 anos de de emancipação política, tendo tido sua origem colonizadora em Maracaípe. N ano de 1663 passou de povoado a Vila, emancipando-se politicamente em 26 de maio de 1891, através do decreto n° 14 no governo de Venâncio Neiva.

A cidade de Itabaiana localiza-se no agrupamento das regiões do agreste e brejo paraibano e na Microrregião Agropastoril da Baixa Paraíba, tem uma área de 205 quilômetros quadrados, limitando-se ao norte com os municípios de Gurinhém, São José dos Ramos, Pilar e Mogeiro, e ao sul com Juripiranga e Salgado de São Félix. 

Com uma população de aproximadamente 26.248 habitantes, iniciou-se economicamente com a agricultura e pecuária, o grande progresso veio com a feira de gado em 1864 ficando conhecida como a maior do estado.

Atualmente conta com um comércio bastante diversificado em expansão com total infraestrutura, abrigando lojas de diversos segmentos, rede hoteleira, gastronômica, construção, turismo, e uma feira que inspirou a mais bela música que nosso filho ilustre Sivuca encantou o mundo inteiro, “Feira de Mangaio”.
Terra de gente hospitaleira, é berço de nomes conhecidos até mesmo internacionalmente, como Vladimir Carvalho, Zé da Luz, Abelardo Jurema, Otto Cavalcanti, Damião Ramos e Luiz Ferreira da Silva, dentre outros, que sempre lutaram e incentivam nossas raízes culturais. 

No que se refere à música seu potencial é enorme, o grande mestre Sivuca é referência para outros nomes que já compõe o repertório de músicos da cidade, como Adeildo Vieira, Aracílio Araújo, que já romperam barreiras internacionais, Zorah Lira, inspirando os novos artistas como Wagner Lins, Zemir dos Teclados, Cristiane Villena, Val, além de bandas marciais e fanfarras. 

No teatro temos Frederico Borges, Giuseppe Marcello, Das Dores Neta, Fábio Mozart, Edglês Gonçalves e muitos outros.

Na arte cinematográfica o cineasta Vladimir Carvalho destaca-se como o maior documentarista do Brasil atualmente. Sempre que pode visita a terra natal, incentivando espaços representativos como o Ponto Cantiga de Ninar, Associação Memória Viva e a Taberna Cultural. 

Não podemos falar em cinema sem lembrar-se de grandes fotógrafos do passado como seu Wilsom e Belmar. Hoje temos nomes como Marconi Lucena, Iran, Marcelo, Chico, Lucas Queiroz, Herbert Barbosa, Arlen Cezar, dentre outros.

Nossa Rainha do Vale é recheada de nomes que só nos engrandecem nosso lugar, servindo de inspiração às novas gerações.

Na literatura e poesia temos Fábio Mozart, Orlando e Agenor Otávio, Edriano, Professor Josafá, Antônio Costa, Sander Lee e o grande Jessier Quirino brilhantemente representando à cultura popular, que já é reconhecida na cerâmica de Nevinha, na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, no Sarau das Almas, e na renda das rendeiras de Zefa de Porcina e no Café Sivuca.

Itabaiana é reconhecida por suas fachadas arquitetônicas, ponte de Guarita, Coreto, Igreja Matriz, banhada pelo rio Paraíba, que já presenciou inúmeras enchentes famosas por natureza.

Nossas festas, a exemplo do tradicional Carnaval e São João, encantam seus filhos legítimos e os de coração.

Hoje é dia de darmos as mãos, exercer livremente nossa cidadania, desejarmos um desenvolvimento estrutural, social cultural e educacional, visando um futuro próspero e independente de partido político, religião, raça e qualquer tipo de preconceito. Nossa Rainha do Vale está em festa! É esse espírito que devemos ter no dia de hoje, com alegria parabenizar nosso berço, que acolhe seus filhos e acalenta seus corações.

Parabéns, Itabaiana!

A Prefeitura Municipal de Itabaiana convida a todos para participar das solenidades nesta sexta-feira (26), referente aos 126 anos de emancipação política do município. VEJA MAIS
...

Dentro da programação da 2ª Fenevale os participantes também terão acesso ao Festival do Camarão, que contará com palestras, Feira de Novas Tecnologias e Festival Gastronômico. Não fique de fora! Informações: 0800 570 0800.

-
A Rainha do Vale do Paraíba está em festa. São 126 de emancipação política, 126 anos de conquistas que tanto orgulha os itabaianenses. Parabéns, Itabaiana!