quinta-feira, julho 20, 2017

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em casa de ex-prefeito.

ITABAIANA: A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quinta-feira (20) mandados de busca e apreensão nas residências do ex-prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos Rodrigues de Melo Júnior (PMDB), e do ex-tesoureiro do município, Luiz Moreira de Barros Filho. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil nas cidades de Itabaiana e João Pessoa, para colher elementos de prova necessários para instrução de procedimentos investigatórios criminais que tramitam na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Itabaiana.

O objetivo das investigações é averiguar a malversação do dinheiro público e desvios de verbas praticados pela antiga gestão da Prefeitura de Itabaiana. A ação foi requerida ao Poder Judiciário pela promotora de Justiça titular da 2ª Promotoria Cumulativa de Itabaiana, Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti.

Nos últimos meses, foram recorrentes as denúncias apresentadas ao Ministério Público estadual quanto a supostas práticas criminosas deflagradas pela antiga gestão municipal, sobretudo em razão do não pagamento dos salários dos servidores públicos municipais e da realização de inúmeras transações bancárias, nos últimos dias do mandato, partindo-se das contas da prefeitura, as quais se encontravam bloqueadas por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e por decisão judicial proferida pela 1ª Vara da Comarca de Itabaiana.

Dentre outras irregularidades, a investigação realizada pelo Ministério Público constatou também que, com a posse do novo prefeito e de sua equipe, foi verificada a ausência de diversos documentos públicos contábeis e registros eletrônicos nas secretarias do município. Os computadores da prefeitura haviam sido violados e tiveram seus HDs retirados.

A promotora Ana Carolina Coutinho Ramalho Cavalcanti disse que o ex-prefeito de Itabaiana, apesar de notificado por inúmeras vezes para comparecer à Promotoria de Justiça, “jamais prestou qualquer esclarecimento sobre os fatos investigados, não demonstrando até o presente momento qualquer intenção de colaborar com as investigações”. MPPB
=========== VER MAIS ==========
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão em casa de ex-prefeito de Itabaiana, na PB... Ação também envolve ex-secretário de Finanças do município... Delegado disse que atendeu a solicitação do Ministério Público, mas não tem informações sobre as investigações. 

A Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão na casa de um ex-prefeito de Itabaiana, na Zona da Mata paraibana, na manhã desta quinta-feira (20). A ação também tem como alvo um ex-secretário de Finanças do município.

O delegado de Itabaiana, Felipe Castelar, disse que atendeu a uma solicitação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e não tem mais detalhes da motivação das buscas. "A investigação está sendo conduzida pela promotoria. Fomos solicitados para cumprir os mandados com o intuito de arrecadar documentos e equipamentos eletrônicos relacionados à gestão deles", disse. 

Ainda de acordo com o delegado, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em duas residências do ex-prefeito em João Pessoa, nos bairros de Manaíra e Miramar. Já o mandado contra o ex-secretário está sendo cumprido na casa dele, em Itabaiana. 

O G1 entrou em contato com a Promotoria de Itabaiana, que informou que a promotora da cidade, Miriam Vasconcelos, responsável pelo caso, está em uma audiência no fórum do município e não pode atender ligações até as 11h.
.




clique aqui / matéria G1 pb