terça-feira, março 13, 2018

“A idade chegando” ... Maranhão diz que vence no 1º turno.

O senador José Maranhão (MDB) avaliou ontem que com a desistência do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), de disputar as eleições, sua pré-candidatura passa a ser mais competitiva na disputa pelo Governo da Paraíba. O emedebista, que foi entrevistado no Correio Debate da 98 FM (Correio Sat), garantiu que continua no campo das oposições e que tem conversado muito com o senador e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) sobre composições para as eleições deste ano. “As conversas com Cássio têm sido mais frequentes ultimamente. Estamos afinando a conversa no campo dos interesses comuns a todos os paraibanos, que é formar um grupo de oposição forte e competitivo. E dessa forma continuamos no caminho certo”, destacou Maranhão. Apesar das conversas continuarem também nos próximos dias, o pré-candidato emedebista disse que nada foi concretizado até o momento. Ele disse que espera chegar ao acordo com Cássio, mas continuou afirmando que sua candidatura segue firme e que deve vencer as eleições já no primeiro turno. Em comparação aos outros candidatos, Maranhão se classificou como o “mais organizado”, tendo em vista que sua candidatura está decidida e não tem ninguém “pulando do barco”. As alfinetadas se referem à saída de Luciano Cartaxo da corrida eleitoral. Ao ser questionado sobre sugestão acerca de quem o acompanharia na chapa majoritária, Maranhão disse que seria um presente ter uma indicação de Campina Grande para vice. Ele destacou que não é verdade que o MDB tenha menos apoio no seu projeto que os demais concorrentes. “O que interessa é o apoio do povo e isso eu já tenho”, concluiu, demonstrando toda a confiança no trabalho já realizado. As conversas sobre alianças teriam avançado junto ao PR, PSC e PHS. O senador ainda conta com a confirmação do Solidariedade, presidido no Estado pelo sobrinho Benjamin Maranhão.

Três estão com pé no PRB.
O deputado federal Hugo Motta e os estaduais Nabor Wanderley e Jullys Roberto devem se filiar ao PRB ainda hoje, partido até então comandado na Paraíba pelo deputado estadual Jutay Meneses. Hugo, que pode assumir a presidência da legenda no Estado, também promete a filiação de mais de 20 prefeitos ligados ao seu grupo político. A chegada de novos integrantes deve mudar os planos do deputado Jutay Meneses em disputar uma das cadeiras da Câmara dos Deputados. Segundo ele, em contato com o repórter da 98 FM, Ecliton Monteiro, os planos devem incluir a reeleição a deputado estadual. Vice-presidente do PRB na Paraíba, o empresário Roberto Cavalcanti disse que dias atrás foi consultado pela direção do partido sobre o assunto. Também foi procurado por Hugo Motta e por integrantes de sua família. “Como um dos fundadores do partido aqui na Paraíba, vejo da melhor forma esse fato. É o PRB cada vez maior”, comentou. Espera. Sobre a possível baixa no MDB, o senador e presidente estadual, José Maranhão, disse que só poderá se posicionar após a confirmação. Para ele, nada ainda está definido. “Conversei semana passada com Márcio Roberto que é o pai e quem elege Jullys. Ele me disse que o deputado continua firme na legenda. Então vamos aguardar”, destacou. O deputado André Amaral já trocou o MDB pelo Pros na semana passada.

Lideranças reforçam o MDB. 
Por outro lado, o senador articula a chegada de algumas lideranças que podem fortalecer o MDB, caso os Wanderley de Patos deixem a sigla. Estão cotados para ingressarem o deputado estadual João Henrique e a ex-primeira-dama de Monteiro, Edna Henrique, além dos suplentes de deputado Carlos Batinga e Guilherme Almeida. Outro que também pode se filiar ao MDB é o vereador de João Pessoa, Lucas de Brito. Ele tem o nome cotado para disputar uma das 36 cadeiras da Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Lucas disse que continua conversando com diversos partidos, mas não garantiu filiação ao partido presidido pelo senador José Maranhão. “Vamos conversar com o maior número possível de atores políticos, para compreender o novo cenário para as eleições de outubro. Isso nos permitirá uma decisão mais abalizada”, destacou o vereador pessoense. Para Maranhão, essas questões ainda estão sendo discutidas internamente. O emedebista preferiu não confirmar nada até que se concretizem as novas filiações.

Ricardo“Não há nada concreto”.
O governador Ricardo Coutinho (PSB) não descartou uma aliança com o prefeito Luciano Cartaxo. Perguntado sobre uma parceria, o socialista afirmou que não há nada de concreto, mas que está aberto a dialogar com qualquer partido. A declaração foi dada durante uma inspeção às obras de duplicação do acesso ao Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, ontem. “Eu não tive nenhum contato. Eu não posso afirmar uma coisa que não tem concretude. Eu falo muito pouco daquilo que não existe. Eu acho que tudo é possível, desde que se acredite em um mesmo projeto, um mesmo caminho. E eu não quero impor o que eu acredito a ninguém não. O que eu quero é que as pessoas melhores avancem cada vez mais este projeto”, disse. Sobre os prazos eleitorais, Ricardo disse que não está preocupado com o 7 abril, mas adiantou que até o dia 31, ele quer que os servidores que precisem se descompatibilizar entreguem os cargos. Jornal Correio