sexta-feira, março 16, 2018

Transposição para Boqueirão será suspensa por 4 meses.

A passagem da água da Transposição do Rio São Francisco para o açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, será paralisada por até quatro meses. Este prazo é o tempo estimado para que as obras programadas para os açudes de Poções e Camalaú sejam concluídas. Os órgãos envolvidos na decisão divergem em opiniões. A data para a interrupção do bombeamento será decidida hoje em reunião marcada para acontecer na sede do Ministério Público Federal (MPF), de onde partiu a recomendação. Um cronograma das empresas deverá ser apresentado para marcar esta data. 

Neste encontro, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, disse que buscará por motivos para a decisão. Ele afirmou que não entende a razão da escolha deste período. “Não sei nem mesmo se eles têm plano de execução da obra, por isso, estou indo para ouvir a fundamentação técnica deles. O período chuvoso no Cariri coincide com o Outono que começa dia 20 e vai até maio. Estão querendo realizar a obra no momento que mais chove, alguém faria uma construção no período chuvoso? A previsão é de muita chuva”, explicou João Fernandes. Ele ainda questionou o motivo para que a obra não tenha sido feita antes. De acordo com o presidente da Aesa, seria necessário apenas colocar os dois conjuntos de quatro bombas que estão esperando para serem usadas. “O Governo do Estado se dispôs a pagar a energia, então o trabalho deles seria levar as bombas para o local e fazer a adaptação. Não queríamos parar a transposição então que se colocasse uma bomba sifão para puxar por cima, isso teria resolvido o assunto”, acrescentou. João ainda lembrou que os ribeirinhos que estão nas 13 cidades antes do açude de Boqueirão deverão ficar sem abastecimento. Eles têm a concessão para retirada de água para irrigação de até meio hectare. “Para estas outras cidades, vão acontecer problemas. Os ribeirinhos que pegam água pelo caminho da Transposição ficarão sem água para suas plantações. Quero ver como resolverão isso”, alertou. A responsável por esta concessão é a Agência Nacional das Águas (ANA), que foi procurada pela reportagem, mas até o fechamento desta matéria não encaminhou respostas. 

A suspensão da Transposição não irá modificar os planos de abertura das comportas do Epitácio Pessoa para o açude de Acauã. Segundo o coordenador do Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) na Paraíba, Alberto Gomes, as duas ocorrências estão dentro do planejamento traçado pelo órgão. “Após estes quatro meses de suspensão da Transposição e com as comportas abertas, se não chover, Boqueirão ainda fi cará com 38 milhões de metros cúbicos. Tudo foi planejado para que tivéssemos um volume de segurança”, assegurou Alberto Gomes. Jornal Correio